domingo, 13 de junho de 2010

4. Já possui um ukulele? Let’s play!

Se você já comprou um ukulele e agora deseja tirar varias musicas nele, este blog poderá lhe ajudar muito. A medida que eu for tirando as musicas pretendo cifrá-las e colocar a sua disposição aqui. Então: Tocando ukulele!
Afinação: A primeira coisa que você deve saber é a afinação do seu instrumento. Se você comprou um ukulele soprano, concert ou tenor a afinação é A E C G ( da corda mais debaixo para cima). Note que a 4ª corda é a mais fina, e conseqüentemente a mais aguda. Para aqueles que já tem conhecimento musical afinar o instrumento é uma tarefa simples, mas se você for um iniciante eu recomendo que você possua um afinador eletrônico. Assim você ira se acostumar com o som afinado e gradualmente ira aprender afinar sozinho.
Cifras e tablaturas: Talvez esse seja o principal motivo da criação deste blog. Existem inúmeros sites com cifras, mas em minha opinião nenhum está suficientemente organizado ainda. Os melhores guias de estudo e sites de tabs são pagos... tem gente querendo ganhar dinheiro com o tão simples ukulele!
Mas aqui vai uma dica: você pode usar cifras de violão no seu ukulele. Em geral é simplesmente olhar os acordes para violão da musica e tocá-los no ukulele utilizando seus acordes. Mas em alguns casos, para obter um som mais “ukuleliano” (acabei de inventar esse termo) se faz necessário a mudança de tom da musica. Em próximas postagens ensinarei como fazer isto.

Sites para procurar por cifras:

http://liveukulele.com/songs/

http://ukulelehunt.com/category/Tab/

http://www.ukulele-tabs.com/uke-songs/train/hey-soul-sister-uke-tab-12658.html

*este site possui uma grande variedade de tabs, porém a falta das letras das musicas torna a leitura um tanto irritante

http://ukuleletabs.net/

Lembrando da dica acima, você pode usar sites famosos de cifras para violão e tocá-las no seu ukulele utilizando os mesmo acordes da cifra para violão, mas usando os acordes para ukulele. No post acima esta disponível uma boa tabela de acordes.

http://www.cifraclub.com.br/

http://cifras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário