sábado, 12 de junho de 2010

1. O Ukulele

O ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, semelhante a um violão, mas menor. Tem apenas 4 cordas usualmente afinadas em , mi, e sol, sendo a corda sol mais aguda que a dó. O ukulele, também muitas vezes chamado erroneamente deguitarra havaiana, tem origem em dois instrumentos tradicionais da Ilha da Madeira. O machete madeirense (também conhecido porbraguinha, que por sua vez tem origens no cavaquinho português) e o rajão (viola de cinco cordas da Madeira), que foram levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukelele significa "pulga saltadora" no idioma havaiano.

Apresenta-se em diversos tamanhos e formatos. Os tradicionais são o soprano, que tem 21 polegadas e 12 trastes, que é o mais comum e difundido, o concert, que possui 23 polegadas, o tenor, com 26 polegadas e o barítono, com 30 polegadas. Todos utilizam a afinação tradicional, exceto o barítono, que se afina mi, si, sol, .

Além do ukulele ser utilizado na música nativa do Havaí, nas décadas de 1920, 1930 e 1940 foi utilizado por cantores e humoristasbritânicos e norte-americanos, mais notadamente George Formby. George Harrison utilizou o instrumento com destaque em várias músicas de seu álbum "Brainwashed", lançado postumamente. Na atualidade, músicos em destaque no uso do instrumento são: o cantor, compositor e guitarrista sueco Jens Lekman, o multi-instrumentista britânico Oscar Monchito, o americano Christofer Drew que usa na maioria de suas músicas, o cantor americano Zach Condon do Beirut, e a cantora de Nova Iorque, Julia Nunes. Eddie Vedder, da banda Pearl Jam, só usa um ukelele em algumas apresentações, e a cantora francesa Soko também se apresenta com o instrumento em algumas canções. O ukulele este não limita seu uso ao Havaí ou aos Estados Unidos em geral. No campo musical brasileiro, a cantora Marisa Monte no seu trabalho "Universo ao Meu Redor" demonstra harmonia ao associar o ukulele ao samba. A cantora Mallu Magalhães também utilizou o ukulele em apresentações ao vivo. Também foi notória sua utilização por Tiny Tim, um cantor/comédia estadunidense falecido em 1996.

*Fonte: wikipedia




Nenhum comentário:

Postar um comentário